Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Comentem!!!

O Joaquim, depois de dormir numa almofada de algodão (MADE IN EGIPT), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (MADE IN JAPAN)às 6 da manhã. Depois de um banho com sabonete (MADE IN FRANCE) e enquanto o café (IMPORTADO DA COLOMBIA) estava a fazer na máquina (MADE IN CHECH REPUBLIC), barbeou-se com a máquina eléctrica (MADE IN CHINA). Vestiu uma camisa (MADE IN SRI LANKA), jeans de marca (MADE IN SINGAPORE), uns ténis (MADE IN VIETNAM) e um relógio de bolso (MADE IN SWISS). Depois de preparar as torradas de trigo (PRODUCED IN USA) na sua torradeira (MADE IN GERMANY) e enquanto tomava o café numa chávena (MADE IN SPAIN), pegou na máquina de calcular (MADE IN KOREA) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia. Depois de acertar o relógio (MADE IN TAIWAN) pelo rádio (MADE IN INDIA), ainda bebeu um sumo de laranja (PRODUCED IN ISRAEL), entrou no carro (MADE IN SWEDEN) e continuou a sua busca por um emprego bem pago em PORTUGAL. Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (MADE IN FINLAND), Joaquim decidiu relaxar por uns instantes. Calçou as suas sandálias (MADE IN BRAZIL), sentou-se num sofá (MADE IN ITALY), serviu-se de um copo de vinho (MADE IN CHILE),ligou a TV (MADE IN INDONESIA) e pôs-se a pensar por que não conseguia encontrar um emprego bem pago em PORTUGAL...

Realmente dá que pensar!!

Por favor calcem as luvas!!

Calçar as luvas!
Talvez hoje, mais do que nunca, os eleitores de há oito dias esperem do Governo que calce as luvas de combate à corrupção em benefício de quem paga impostos.
Receber luvas é prática que já vem de longe. A expressão tem mais de quinhentos anos e surgiu em Espanha, em pleno Império dos Habsburgos. Na época das luvas perfumadas, símbolo de estatuto social elevado, davam-se ofertas em dinheiro a troco de favores para poder comprar luvas. A expressão saltou para França e ainda hoje é usada na Europa.
Hoje continuamos a defrontar-nos com uma cultura de tolerância perante a gentil oferta como contrapartida de um favor prestado, de uma autorização concedida, de uma irregularidade contornada. Há mesmo quem defenda que a corrupção, desde que ferva apenas em lume brando, até é útil à sociedade, pois serve para ultrapassar uma burocracia estatal paralisante. Não é verdade! A burocracia e a corrupção alimentam-se mutuamente e absorvem energias irracionalmente. Quando decisões de investimento dependem de vontades sem fundamento sólido, em vez de critérios preestabelecidos e do conhecimento de todos, a probalidade de se viabilizarem projectos ou equipamentos maus, que se revelam verdadeiros elefantes brancos, sobe em flecha. E, se é inegável o impulso dado pelo poder local à qualidade de vida dos seus habitantes nos últimos 30 anos, já se podem hoje apontar a dedo exemplos de falta de racionalidade económica, espacial e ambiental.
O aperto inadiável das contas públicas abre uma oportunidade de dar uma machadada neste mal endémico das administrações públicas. É tarefa para várias legislaturas, mas é importante que os cidadãos vejam em actos e meçam em resultados aquilo que tem sido enunciado vezes sem conta. É urgente reduzir e simplificar a burocracia, reforçar as inspecções em todos os sectores do Estado, dotar a administração fiscal de meios capazes e em número suficiente, quebrar o segredo financeiro de quem viola a legalidade fiscal, acabar com as empresas-fantasmas no off-shore da Madeira...
Talvez hoje, mais do que nunca, os eleitores de há oito dias esperem do Governo que calce as luvas de combate à corrupção em benefício de quem paga impostos.

Por isso, senhores governantes façam o favor de calçar as luvas!! Os portugueses agradecem!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Enfim resolvido??!!

O tribunal de instrução de Guimarães agendou para o dia 17 de Março a leitura da decisão do processo "saco azul" da Câmara Municipal de Felgueiras. Nesse dia serão conhecidos os arguidos que vão a julgamento, ou por outro lado, se o processo é arquivado.
A ex-presidente Fátima Felgueiras (que se encontra no Brasil) é acusada de vinte e oito crimes e, além dela há mais quinze arguidos pertencentes ao processo.
O advogado da autarca mostrou-se convicto de ter conseguido elementos que demonstram a inocência de Fátima Felgueiras.
Foram ouvidos no debate instrutório, decorrido na passada segunda-feira, os arguidos Barbieri Cardoso, técnico superior da Câmara, Júlio Faria, ex-presidente do município e da Assembleia Municipal, e António Bragança, ex-colaborador do Gabinete da Presidência. Fátima Felgueiras, os três administradores da Resin - Vítor Borges, Carlos Marinho e Gabriel Almeida - e os ex-colaboradores da autarca Horácio Costa e Joaquim Freitas não estiveram presentes, tendo pedido à juíza dispensa de comparência.
Suspeita-se que a autarca tenha lesado o município em 785 mil euros. O chamado "saco azul" de Partido Socialista de Felgueiras terá alegadamente pago, entre 1997 e 1999, 267 mil euros de custos da campanha eleitoral de Fátima Felgueiras, tendo servido ainda, segundo a acusação, para a compra de um carro marca Audi A4 pela autarca e para financiar o Futebol Clube da localidade (que agora se encontra na falência).

Resta-nos apenas esperar para ver qual será a decisão do juiz.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Adeus...

A noite chega fria e gelada.
Envolve-me no seu manto frio e gela o desespero que cresce em mim.
Nasceu em mim uma tristeza e o medo de não mais encontrar o caminho em que me perdi e que não sei aonde me leva.
Desejo voltar a nascer noutra vida em que tudo seja diferente, onde o sonho seja eterno e tu não existas!
Destino trágico odeio-te! Desejo pelo instante em que me abandones. Quero que a minha existência volte a ser o que sempre foi.
Hoje vou adormecer e voar nas asas de um anjo que me levará ao paraíso, de onde não mais sairei...
O tormento está prestes a acabar... É só uma questão de tempo!

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Quem és?

Estás aqui e não te vejo.
Sinto a tua presença e não estás presente.
Tento ver-te mas embora tenha os olhos abertos não consigo enxergar o que quer que seja. É estranho... Bastante estranho!
Falas-me mas não te ouço.
Tocas-me e nem sequer me apercebo que estás ao meu lado...
Para dizer a verdade nem sequer sei se és real. Nunca te vi, embora me digam que existes. Mas não sei se acredite ou não...
Afinal quem sabe o que é verdade e o que é mentira?! Tudo parece um abismo sem fim, repleto de dor e sofrimento em que a única salvação é fazer nascer um sorriso no olhar, tão brilhante e ofuscante como uma estrela...

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Acabadinhas de chegar...

Aí estão elas!! Acabadinhas de chegar! Sim, são elas, as aulas!
Acabaram as férias e o descanso; e, está de volta o trabalho e a dedicação para um semestre que será decisivo para passar ou não de ano! Serão meses de cansaço, de noites mal ou nem sequer dormidas. Motivos? São mais do que variados!! A ida às aulas será sempre custosa e passados dez minutos estaremos desejosos para sair da sala...
Enfim, é um regresso à rotina, vemos os "companheiros" dos quais já tinhamos saudades...
A todos que voltam hoje às aulas: FORÇA!!! E, já agora estudem um pouquito que eu vou tentar fazer o mesmo!! :)
Beijinhos e fiquem bem!

Novo governo com maioria absoluta!

Como já todos sabem, a menos que tenham andando "fora de órbita" nas últimas horas, Portugal após um conturbado e "estranho" período governativo possui agora um governo de maioria absoluta de carácter socialista.
Ontem, as primeiras projecções davam ao Partido Socialista a maioria absoluta com cerca de 45 a 49% dos votos (segundo a rtp), enquanto o Partido Social Democrata ficou bastante aquém das expectativas com apenas 25 a 29% dos votos. De seguida a CDU(Coligação Democrática Unitária) e o BE (Bloco de Esquerda) empatados com cerca de 6 a 8% dos votos e, em quinto lugar o CDS/PP (Partido Popular) que arrecadaria apenas 5 a 7% dos votos (tudo projecções da rtp). A abstenção situar-se-ia nos 36.1%.
As horas passavam e o PS fazia a festa, enquanto o PSD viu os seus esforços sem resultado.
António Barreto (comentador da rtp) parabenizou o PS e classificou a derrota do PSD como "olímpica", salientando que a esquerda atinge nestas eleições os 65% dos votos.
Marcelo Rebelo de Sousa (também comentador na rtp) constatou que o PS tinha feito uma campanha espectacular e o eleitorado apenas confirmou a decisão do Presidente da República, que tinha dissolvido o governo de Santana Lopes.
António Mega Ferreira (terceiro comentador da rtp) referiu que Santana Lopes perdeu margem de manobra, dando também importância ao aumento da esquerda.
Marques Mendes descreve a derrota do seu partido como sendo "histórica", e um "choque". Como tal, o partido "precisa de mudar de vida urgentemente".
Jaime Gama declarou que os portugueses voltaram com "inteligência" dando a vitória ao PS.
No final da contagem dos votos o PS tinha 45% dos votos e elegia 119 mandatos para a Assembleia da República. O PSD ficava com 28.7% e com 73 mandatos. A CDU com 7.6% e 14 mandatos. O CDS/PP contava 7.3% dos votos e 12 mandatos. O Bloco de Esquerda somou 6.4% dos votos e terá 8 mandatos. A abstenção ficou estimada em cerca de 35%.
Como se pode verificar o PSD perdeu inúmeros mandatos enquanto o PS se afirmou.
José Sócrates ultrapassou as maiorias de grandes governantes como Mário Soares(1983) e António Guterres(1999).

Agora resta-nos esperar que os portugueses tenham acertado no quadradinho e que o PS cumpra o que prometeu. Assim, os portugueses esperam respostas positivas a algumas questões que lhes atormentam a cabeça; como por exemplo: "José Sócrates mudará a situação de Portugal?", "Portugal vai conhecer outro rumo que não o da crise, o da pobreza, o do desemprego...?", "Orgulhar-se-ão os portugueses de terem elegido o PS para o novo governo?", "Será desta vez que uma maioria põe Portugal no caminho certo?"........
Enfim, tantas perguntas que veremos respondidas com o passar do tempo e com o desempenho do PS.
O povo votou, o povo elegeu, o povo sofrerá as consequências, sejam elas boas ou más!

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Um novo sol brilha!

Hoje um novo sol brilha dentro de mim. Desde há muito tempo não sabia qual era a sensação de um pleno e harmonioso sorriso. Dentro de mim nasceu uma nova felicidade! Os últimos tempos não foram propriamente muito alegres, mas hoje sinto-me feliz! Há nos olhos um novo brilho, como se o sol existisse só para mim... Não pensem que é egoísmo. Porque não é! Sei que o sol é de todos, mas hoje é um bocadinho mais meu.
É bom saber que não estamos sós no mundo e que há momentos que mais se parecem com sonhos... Sonhos dos quais desejamos nunca acordar e que nos fazem acreditar que afinal vale a pena viver! Mas como não há rosas sem espinhos nem sonhos eternos, ficam na memória as recordações. E como recordar é viver, isso basta para sorrir novamente...

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

A vida...

Há dias em que penso que a vida é um caminho sem rumo repleto de espinhos que me rasgam a pele a cada movimento. A única coisa que me faz sorrir é saber que ainda tenho amigos (amigos na essência da palavra, não amigos da onça).
Sinto sombras cobardes e presenças imundas rodeando o meu espírito.... Sugam-me a alma! Em breve morrerei, resta-me apenas a certeza que de vocês (os meus amigos), me guardarão no coração...
Há certezas na vida que nunca esquecerei! Uma delas é que por mais que a vida me pregue rasteiras há pessoas que sempre estarão lá para me estender a mão, ajudando-me a levantar. Pessoas que sei que não me esquecem e que têm reservado para mim um lugar no coração. Essas pessoas são aquelas que eu chamo de amigos com a certeza de que jamais me desiludirão! No entanto, há sempre aquelas que pensamos que são na verdade nossos amigos e depois mostram a sua verdadeira personalidade; e, nessa personalidade não há espaço para amizade ou amor...

Quero aqui agradecer aos meus AMIGOS por existirem...
Eles sabem quem são, não preciso de nomeá-los!
A todos que se sentem dentro deste "grupo" um grande e apertado abraço!
Adoro-vos!!

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

VIDA vs MORTE

VIDA e MORTE, quatro e cinco letras apenas cada palavra (respectivamente). Apesar de apenas quatro letras tão dura, tão difícil e, tão árduo e longo é o caminho que percorremos ao longo da vida. Por vezes, parece que transpomos a vida e sentimo-nos a viver a morte.
Talvez a vida e a morte sejam um só e não se dividam.... somos nós que teimamos em separá-las!
Quem sabe realmente o que é e o que não é? Às vezes nem sequer sabemos quem são os nossos “irmãos”, ou melhor, pensamos que sabemos quem são até ao dia em que descobrimos que não são.
Na verdade, são vis criaturas submundanas disfarçadas de pessoas! Ou, talvez sejam a morte personificada. Morte que nos suga as forças e que nos denigre até à nossa mais ínfima célula. Morte que deseja ver a nossa existência odiada, ignorada e mal falada.
A vida, por sua vez, é a subtilização da morte.
Penso que esta “merda” a que todos chamam vida, não é na verdade vida mas remete-se simplesmente àquilo que lhe chamei: merda!
É constituída e preenchida por seres mesquinhos e fracos. A vida é simplesmente um imenso saco repleto de sombras cobardes e estúpidas mentiras que sem fundamento oscilam entre a escuridão da morte e a promiscuidade do dia. No triste contentamento da sua existência fingem a alegria da triste vida sem nexo que levam. Resumindo-se à sua insignificância apenas conhecem um caminho e uma vida: a morte daqueles que as rodeiam.
Assim, vida e morte fundem-se numa só e fazem deste mundo um profundo abismo espinhoso em que todos se podem perder pelo caminho da vida esquecendo-se de que não estão sós e de que o que desejamos aos outros normalmente vem retribuído em dobro, ou ainda que quem semeia ventos colhe tempestades...
Assim, vida é morte!

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Férias são férias :)!!

Finalmente as tão esperadas e merecidas férias chegaram!!!
Sente-se no ar um alívio e a certeza de que os próximos dias serão de descanso!
A todo o pessoal de CS boas férias e aproveitem para aproveitar muito os dias de descanso!
Aos que ainda não os que acabaram, força que está a acabar!
mts beijinhos para todos*

A fotografia e o seu punctum

Todos os dias vejo a linda menina de cabelos pretos e pela branca. Está tão só no meio de uma montanha coberta de neve. Quase toca o céu e quase é feliz. Na verdade, o seu único desejo é deixar este mundo que tanto lhe provoca sofrimento e partir juntamente com a sua montanha coberta de neve, branca como a sua pele, que lhe dá tranquilidade e eserança de voltar a sorrir.
A vontade de sorrir e de permanecer em paz é grande, mas ela está fraca e não consegue ainda fazê-lo. Tem a vontade de desaparecer para longe deste mundo que a atormenta e faz com que o branco tenda para o sujo...
Sei que no seu intímo há ainda uma grande força e sendo ela uma grande guerreira irá vencer est dura batalha que diariamente trava com ela própria.
Eu sei que ela vencerá! Ela é a minha "irmã" e eternamente tomarei conta dela. Jamais deixarei minha menina de cabelos pretos e de pele branca perdida na vida.
Na batalha da vida, é duro o caminho, é grande o abismo, mas o céu é maior e o branco é infinito.
Todos os dias vejo a linda menina de cabelos pretos e pele branca só no meio de uma montanha coberta de neve.
Uma menina que vive, chora, luta, sofre, conquista e no fim sempre vence!

in exame de técnicas

"O Livro de Areia"

"Que livro é esse?"
Esta é realmente e sem dúvida uma pergunta pertinente. Uma questão que me remete ao instante em uqe li o livro. Lembro-me que a infinitude era um tema com importância, talvez associado à areia, não sei... Mas também quem sabe o que é realmente é, se uma simples pergunta como "Que livro é esse?" ; mas, que livro é afinal, o "Livro de Areia"?, pode remeter para tão diversos campos, nos quais seria até capaz de me perder nos seus vastos labirintos de respostas. Perder-me-ia nas entranhas dos meus pensamentos sem sequer saber ao certo onde estaria a saída, pois o caminho desaparecia à medida que ia avançando pela estreita passagem aberta a custo à minha frente, e para trás... que ficou para trás? A infinitude de um caminho que já nem sequer consigo ver porque desapareceu e apenas vejo uma escuridão que não mais acaba.
O que estará à minha frente? Talvez um vasto areal (também infinito) que poderá ser a minha salvação ou a minha perdição. Mas, porque será que parece que tudo gira à volta da palavra infinito?! Será tão importante o facto de algo não ter início nem termo? É provável...
Talvez consiga estabelecer um paralelo entre infinitude e a palavra areia e, sabedoria e a palavra livro... Poderei então dizer que o "Livro de Areia" é, em parte, a sabedoria infinita(?)...
Devido ao facto de ser um livro infinito, contendo uma sabedoria infinita, será difícil para o leitor conseguir ler o livro, na medida em que não tem um "começo/fim lógico".
O "Livro de Areia" foi um livro que entrou na minha vida, pedindo que o lêsse e até que o trouxesse de volta à realidade e ao presente.

in exame de técnicas

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O prazer de ser "mãe"

É verdadeiríssimo o título deste post, muito mais do que possam imaginar.
Sou considerada "mãe" pelas pessoas que moram comigo e que são umas grandes amigas minhas, é um prazer saber que gostam de mim e que caminham juntamente comigo no árduo caminho da vida. Viemos parar a braga num curso que já é a nossa vida e que nos projecta uma plataforma para atingirmos os nossos sonhos. Desde que cá chegámos (e mesmo já antes) sabem que podem contar comigo para tudo o que precisarem, e eu gosto de sentir de que algum modo as protejo e as possa ajudar, pois parecem tão frágeis perante um mundo cruel e injusto. Na verdade, nem sempre a vida é fácil para uma "mãe" por isso para os filhos ainda mais dura será! Mas quando existe amor entre as pessoas há uma união e um elo de ligação que não pode ser destruído, porque o amor é o sentimento mais forte do mundo e nada o destrói. Tal como todas as mulheres espero um dia ser mãe a "sério" e poder dar-lhe toda a protecção e amor que eu também recebi e recebo dos meus pais. Já agora, aproveito para lhes agradecer o que fazem por mim e se estou aqui é graças a eles que sempre me apoiam.
Às minhas "filhotas" Paula, Kelinha, Belita e Edu desejo todas as felicidades e que atinjam algum dia a felicidade plena; não esquecendo também o meu "filhote" Alberto que é um querido e desejando-lhe tudo de bom.
A todos vocês poderão sempre contar com a mãezinha ou mamã, dependendo da forma como me chamam, para tudo o que precisarem... TUDO mesmo... Alargo esta disponibilidade (se não for como mãe será como amiga) a todos os que precisarem de uma mãozinha ou mesmo as duas para ajudar, ou até mesmo de um ombro para desabafar ou simplesmente para ficar em silêncio, porque há coisas que são ditas no silêncio e que se percebem sem que algo precise de ser dito, e mesmo querendo falar por vezes as palavras não saiem como desejámos, ou esquecemo-nos de algo...
Por isso, falando ou não, ou até se quiserem escrevam (monique_mendes_@hotmail.com), quando precisarem não se acanhem, há aqui uma amiga presente do vosso lado!


Benvidos!!

Cucu a todos :)
bem, ca estou eu, a entrar pela primeira vez na blogosfera... k emoção :)
Bem, este blog nao vai ser nada de especial, vai ser apenas um pequeno espelho que irá reflectir um pouco de mim e espero que todos gostem ( e já agora que comentem muito!).
Quero deixar aqui um obrigada àqueles que fazem parte da minha vida e que me ajudam quando tou em baixo... A todos os meus amigos e ao pessoal de CS um grande obrigado por existirem e muita força para viver o dia-a-dia que nem sempre é fácil, mas como costumo dizer "o que não nos mata torna-nos mais fortes". Força CS os exames já estão no fim (eheh). E como nos velhos tempos : CS é quem manda aqui!!