Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, novembro 28, 2005

Bulimia - Comer e vomitar

A bulimia é o último tema desta série de posts sobre a alimentação. Depois voltará tudo ao normal até me lembrar de voltar a fazer algo de diferente...
O dia-a-dia de quem sofre de bulimia consiste em comer sem parar e muito, para depois se livrar da comida através do vómito.
Insatisfeitas com o corpo, envergonham-se deste comportamento compulsivo, que mantém no segredo do quarto ou da casa de banho, que se tornam num autêntico refúgio.
A bulimia é, à semelhança da anorexia, um fenómeno quase exclusivo das mulheres insatisfeitas com o seu corpo e desejosas de serem mais magras. Os corpos vítimas deste distúrbio não são especialmente gordos, podem ter alguns quilos acima do normal, mas também um peso inferior à estatura e à idade. Seja qual for o caso acham-se sempre demasiado gordas.
As bulímicas tal como as anorécticas apresentam uma auto-estima baixa, tendem a ser perfeccionistas mas pouco afirmativas e com dificuldades no relacionamento social, isolando-se.
A bulimia funciona, em alguns casos, como uma segunda etapa da anorexia, declarando-se durante ou após uma dieta. A jovem deixa de evitar os alimentos, mas não suporta a ideia de ter comido e, imediatamente, procura ver-se livre do que ingeriu. Daí provocar vómitos usar e abusar dos laxantes e diuréticos. Há uma grande angústia em todo este processo, angústia essa vivida em silêncio, em segredo e que acaba por envolver episódios de empanturramento e purga.
O corpo sofre as consequências deste distúrbio –as dores de estômago são frequentes, devido aos vómitos constantes; os dentes perdem o esmalte, em resultado da presença de ácidos gástricos; as glândulas salivares expandem-se, deixando o rosto com o aspecto inchado; os períodos menstruais cessam e o cabeço enfraquece.
Além de tudo isto, o vómito permanente induz um défice em potássio, levando a problemas cardíacos e podendo resultar na morte.

Assim, conclui-se que tanto este como os demais distúrbios alimentares existentes levam a um caminho de difícil retorno. Caminho este em que se perdem muitas jovens, e entre elas muitas jamais saem...
Viver com o que temos e somos não é mau de todo... afinal, “o essencial é invisível aos olhos”. Cada corpo é muito mais do que aquilo que se vê ao espelho ou os quilos que a balança denuncia! Perder uns quilos não faz mal a ninguém, é verdade, mas é preciso perdê-los com consciência e saudavelmente!

segunda-feira, novembro 21, 2005

Ingestão compulsiva de alimentos - Quando comer é doença

Esta semana o tema em foco será a ingestão compulsiva de alimentos. Embora este distúrbio alimentar não seja tema de ribalta ou tão conhecido, como a anorexia e a bulimia, ele existe!
É natural que os adolescentes sintam fome, pois nesse período o apetite aumenta dado que o organismo reclama nutrientes para suportar o crescimento. Há, no entanto, adolescentes cujo apetite é tão voraz que são incapazes de resistir à comida. Comem, comem, comem... sem parar. Qualquer motivo serve para devorarem mais um pacote de bolachas, batatas fritas... e quando se esgotam renovam-se até estarem empanturrados com uma sensação de total desconforto.
Comem porque estão zangados, aborrecidos, magoados, stressados...
Quem sofre de crises de voracidade alimentar alivia a tensão e conquista algum conforto através da comida, mas depressa emergem sentimentos de culpa e vergonha porque perderam o controlo. Surge também uma insatisfação com os quilos que se ganham, consequência óbvia da quantidade exagerada de alimentos ingeridos. A obesidade é uma característica comum a quem sofre desta desordem, o que leva ao desenvolvimento de problemas de saúde como hipertensão, dores articulares, dificuldades respiratórias...
Nestas situações voltam-se para o comportamento oposto –a dieta, que muitas vezes faz regressar os comportamentos compulsivos.
Esta situação pouco saudável com os alimentos leva à acumulação de perturbações emocionais, com baixa auto-estima e depressões. Os jovens sentem-se sem valor e sem esperança, o que agrava ainda mais a compulsão.
A ingestão compulsiva é semelhante à bulimia, com a diferença de que não há comportamentos compensatórios de purga. E, ao contrário dos restantes distúrbios alimentares não há grande diferença entre o número de rapazes e raparigas afectadas.
Este e todos os outros distúrbios alimentares podem ser superados, o primeiro passo é reconhecer o problema e procurar ajuda. Depois há que procurar adquirir hábitos alimentares saudáveis, para que os alimentos sejam uma fonte de prazer e não uma ameaça para a saúde física e mental.

terça-feira, novembro 15, 2005

Não dá para acreditar!

Para quem viu o noticiário das 13h na Sic, provavelmente já imagina do que poderá ser este post, que me levou a interromper a semana dedicada ao tema da anorexia.
É inadmissivel através de um site ( http://www.diplomas.com ) poder escolher o seu diploma, e ainda o tem em 15dias!
Mesmo para quem for apanhado e estiver 5anos na prisão, tendo em conta que tem comida e roupa lavada e ainda pode tirar cursos e não paga, é mesmo na boa!
Agora como eu e tantos milhares de estudantes pagam 900 € de propinas, não falando em transporte, alojamento, material escolar e alimentação, durante 5anos de curso enquanto se pode ter um diploma de Harvard... bem se calhar é melhor pensar seriamente por qual das alternativas optar...
É este o mundo em que vivemos!!!!

segunda-feira, novembro 14, 2005

Anorexia - Um intenso medo de engordar

Esta semana o tema será a Anorexia; muitas raparigas enveredam por este caminho pensando que é o meio de serem felizes e de ter um corpo de sonho.
Deixam de comer e mesmo se estão cheias de fome, não comem. Para elas o sacríficio é o preço a pagar para chegar ao pódio, que se personifica num corpo que já não é magro mas esquelético.
Quem sofre de anorexia sente MEDO! Um medo intenso de engordar! As vítimas deste distúrbio alimentar são essencialmente do sexo feminino e vivem com uma imagem desfocada do seu corpo, para quem a mínima quantidade de comida constitui obsessão. Mal comem, perdem quilos e mais quilos, sem conseguir ver que estão magras, quando aliás já ultrapassaram o limite real da magreza.
Apesar dessa situação, quando se olham ao espelho, vêem-se gordas, mesmo se a balança indica um peso diminuto.
Vivem dominadas pelo medo de engordar e desenvolvem uma relação obsessiva com a comida –o pouco que comem é pesado ao grama, as calorias contadas à exaustão.
As vítimas de anorexia, sobretudo raparigas, entre a adolescência e a juventude possuem um contexto de vida que as impele a uma dieta cega. São jovens com baixa auto-estima, alguns traços obsessivos, falta de confiança do seu valor real mas, ao mesmo tempo, padrões elevados de exigência e responsabilidade. Vivem com a situação de não conseguirem gerir a sua vida e não atingir a perfeição, para o que se concentram no corpo, procurando o controlo que pensam ter-lhes escapado.
Atiram-se de cabeça numa luta contra os quilos (em que a maioria nem sequer existe) comendo cada vez menos. Perdem quilos e continuam a comer menos, o que lhes faz sentir fome mas não as desanima, dá-lhes sim mais força para continuar a emagrecer.
Os quilos perdidos, vistos como batalhas ganhas para ganhar uma guerra, são uma ameaça à saúde e à vida. Quando se perde 15 a 20% do peso normal, os danos começam a ser devastadores, pois pode não haver gordura corporal suficiente para manter os orgãos, como o coração, fígado e rins, saudáveis. O metabolismo desacelera, tornando a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a respiração mais lentos. A anemia é frequente e o cabelo pode cair. Nos casos mais severos, a anorexia conduz a um cenário de desnutrição e até à morte.
Porém, quando confrontadas com o emagrecimento excessivo, as jovens negam e recusam a receber ajuda, o que é letal para muitas delas. A anorexia causa também danos emocionais –a obsessão com o peso impede que se concentrem em qualquer outra coisa, abrindo caminho ao isolamento, potenciando sentimentos de culpa e depressão.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Adolescentes e alimentação - relação de risco

Nos próximos textos falarei dos problemas alimentares relacionados com os jovens do nosso tempo, nomeadamente a anorexia, o acto de comer compulsivamente e a bulimia.
Este post servirá de introdução seguindo-se outros com uma abordagem sucinta dos distúrbios alimentares referidos.
Espero que quem vem cá não passe indiferente a este tipo de texto. Além de ser um assunto delicado, toca a todos, pois certamente há muitos de entre vós que já teve ou, infelizmente, tem um amigo ou familiar afectado por este tipo de problemas!
De nada vale “tapar os olhos”, como muitos teimam fazer! Muito pelo contrário há que abri-los e tentar abri-los a quem sofre desse mal em silêncio... Os distúrbios alimentares causam morte!!

Há na nossa sociedade um ideal de beleza imposto: ser magro! Para lá chegar, há jovens que passam por qualquer meio para atingir esse fim.
Os distúrbios alimentares encontram-se maioritariamente no feminino –apenas 10% dos casos dizem respeito a rapazes.
O corpo magro não é questão de moda, embora encontremos esse tipo de corpo em todo o lado: anúncios, desfiles de moda, filmes..., como tal isso reflecte-se negativamente na cabeça das raparigas mais jovens, a quem a passagem pelo espelho/ balança devolve insatisfação, mesmo quando a imagem é de magreza absoluta!
O período adolescência-adulto é a altura das grandes transformações, físicas e emocionais. A insatisfação com o corpo leva a “dietas loucas”, sem pensar nas consequências, que acabam por deixar o organismo desequilibrado nutricionalmente.
As dietas (quando não regradas) levam sempre a um distúrbio alimentar, em que ou se come insuficientemente, ou em excesso ou compulsivamente.
Este é um problema sério, muito sério! Tão sério que os distúrbios alimentares são considerados doenças psiquiátricas, em que o objectivo da terapia consiste em diminuir os sintomas e evitar recaídas, passando a primeira etapa por recuperar o peso e regularizar os padrões alimentares, passando depois para a reestruturação cognitiva.
Os distúrbios alimentares são um mal das sociedades industrializadas, que levam muitas jovens à morte.
É necessário estarmos atentos aos comportamentos de pessoas que tenham sinais de alerta que indiciem que algo vai mal, tais como: emagrecimento rápido e sem causa aparente; redução da quantidade de alimentos ingeridos ou sua escolha com baixo teor calórico; desculpas para não comer ou para o fazer isoladamente; ingestão de grandes quantidades de comida de forma compulsiva; comportamentos compensatórios do ganho de peso (vómito); uso de laxantes/ diuréticos; prática excessiva de exercício físico; amenorreia (falta de menstruação) nas raparigas e perda de erecção nos rapazes; instabilidade emocional (agressividade, isolamento...), atitude crítica relativamente ao corpo e à imagem.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Perco-me em ti e em ti me encontro.
És o que me dá vida, a força que me faz viver.
És o meu sorriso, a minha alma, o meu sangue que ferve e percorre as minhas veias mantendo-me quente por dentro.
Aos poucos gelo. As palavras são facas de dois gumes. Então porquê proferi-las? Porque não viver no silêncio da ausência da dor... Vivo eternamente pegada ao teu olhar e ao teu sorriso.
Atormentada pelas sombras e partes desconhecidas sofro o medo do horror de estar viva.
Quero estar protegida pela tua aura celestial que me embala em campos florescidos de pétalas doces e macias.
Perco-me na imensidão da tua beleza, adorava entrar em ti, juntar a tua pele à minha, estar dentro de ti, sentir e ver como tu...
Quando me tocas tudo se transforma, somos apenas tu e eu...
Somos um só em dois corpos onde as almas se entrelaçam na estranheza do que conhecem.
Perdi-me na tua pele, já não sei distinguir o meu cheiro do teu. Tornei-me escrava do meu amor. Vivo por ti, sonho com o momento em que juntaremos para sempre o nosso futuro. Os nossos corações estão entrelaçados desde o momento em que te vi, é impossível resistir ao brilho do teu olhar.
Sou tua com tudo o que tenho e tudo o que sou. Tenho defeitos, mas amo-te com todo o amor do mundo para a eternidade imortal.