Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

quarta-feira, março 02, 2005

Frio! Muito frio!!

O frio intenso vai empurrar o País para temperaturas abaixo de 0º C até sábado.
Ontem, os mínimos históricos fizeram a primeira vítima. Um homem de 92 anos morreu no Hospital Distrital de Évora depois de na segunda-feira ter dado entrada nas urgências com hipotermia severa. Segundo a directora dos serviços de urgência a vítima "tinha passado uma noite deitada no chão da sua casa". De acordo com a responsável, outro idoso está internado em estado grave vítima do tempo gelado. De facto, "basta a um idoso estar mais descoberto, na cama, para que surja uma infecção respiratória de que acaba por não se queixar".
As temperaturas observadas ontem e hoje em Portugal continental são as mais baixas alguma vez registadas num mês de Março. Ontem, os valores diários da temperatura mínima do ar abaixo de 0º C ocorreram em 86% do território. Hoje, Leiria poderá descer aos cinco graus negativos. Bragança e Viseu deverão registar sete graus negativos e, Porto, Coimbra e Santarém dois graus abaixo de zero.Tudo devido à acção conjunta de um anticiclone localizado a sul da Islândia e de uma depressão centrada no golfo de Cádis que deixa o território do Continente sob a influência de uma massa de ar frio. De acordo com o Instituto de Meteorologia, o aumento da intensidade do vento poderá agravar a sensação de desconforto térmico. Segundo o presidente do IM, Adérito Serrão, nos últimos dias foram registados, a nível nacional, valores abaixo dos mínimos históricos para o mês que agora começa. Mas "não estamos perante uma vaga de frio", explica, uma vez que tal só acontece quando se sucedem cinco dias com temperaturas cinco graus abaixo da média. Segundo o presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Manuel Ribeiro, foram já enviados alertas sobre o frio para os centros distritais da protecção civil e a população tem sido avisada. E, "não convém haver uma divulgação que se sobreponha", disse Manuel Ribeiro, justificando o facto de o SNBPC não ter enviado qualquer alerta. Os cinco graus negativos registados na madrugada de ontem na Covilhã provocaram rupturas nas canalizações da água. Na serra da Estrela, a temperatura mínima desceu ontem até aos 16 graus negativos. Na Guarda, o frio provocou a ruptura de canalizações de água e o congelamento de alguns troços de estrada. Em Lisboa, a Câmara Municipal terá a funcionar na Praça David Leandro da Silva, no Beato, um espaço aquecido para apoio aos sem-abrigo. Nele, serão oferecidas sopas e bebidas quentes à população carenciada. A contribuição dos munícipes com leite, água, sumos, bolachas, conservas, cobertores e agasalhos é esperada pela câmara.

Os portugueses devem assim proteger-se do frio e não devem sair à noite ;), porque podem ficar como eu, com uma grande gripe!!
Vistam roupa quentinha e, se conduzirem tem cuidado e informem-se sobre as condições climáticas do local para onde pretendem ir.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oix linda..é bom ver que manténs o teu blog actualizado pois isso também ajuda a que eu me mantenha um pouco informada!!Continua assim...bjinhux

02/03/05, 22:16

 

Enviar um comentário

<< Home