Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Novo governo com maioria absoluta!

Como já todos sabem, a menos que tenham andando "fora de órbita" nas últimas horas, Portugal após um conturbado e "estranho" período governativo possui agora um governo de maioria absoluta de carácter socialista.
Ontem, as primeiras projecções davam ao Partido Socialista a maioria absoluta com cerca de 45 a 49% dos votos (segundo a rtp), enquanto o Partido Social Democrata ficou bastante aquém das expectativas com apenas 25 a 29% dos votos. De seguida a CDU(Coligação Democrática Unitária) e o BE (Bloco de Esquerda) empatados com cerca de 6 a 8% dos votos e, em quinto lugar o CDS/PP (Partido Popular) que arrecadaria apenas 5 a 7% dos votos (tudo projecções da rtp). A abstenção situar-se-ia nos 36.1%.
As horas passavam e o PS fazia a festa, enquanto o PSD viu os seus esforços sem resultado.
António Barreto (comentador da rtp) parabenizou o PS e classificou a derrota do PSD como "olímpica", salientando que a esquerda atinge nestas eleições os 65% dos votos.
Marcelo Rebelo de Sousa (também comentador na rtp) constatou que o PS tinha feito uma campanha espectacular e o eleitorado apenas confirmou a decisão do Presidente da República, que tinha dissolvido o governo de Santana Lopes.
António Mega Ferreira (terceiro comentador da rtp) referiu que Santana Lopes perdeu margem de manobra, dando também importância ao aumento da esquerda.
Marques Mendes descreve a derrota do seu partido como sendo "histórica", e um "choque". Como tal, o partido "precisa de mudar de vida urgentemente".
Jaime Gama declarou que os portugueses voltaram com "inteligência" dando a vitória ao PS.
No final da contagem dos votos o PS tinha 45% dos votos e elegia 119 mandatos para a Assembleia da República. O PSD ficava com 28.7% e com 73 mandatos. A CDU com 7.6% e 14 mandatos. O CDS/PP contava 7.3% dos votos e 12 mandatos. O Bloco de Esquerda somou 6.4% dos votos e terá 8 mandatos. A abstenção ficou estimada em cerca de 35%.
Como se pode verificar o PSD perdeu inúmeros mandatos enquanto o PS se afirmou.
José Sócrates ultrapassou as maiorias de grandes governantes como Mário Soares(1983) e António Guterres(1999).

Agora resta-nos esperar que os portugueses tenham acertado no quadradinho e que o PS cumpra o que prometeu. Assim, os portugueses esperam respostas positivas a algumas questões que lhes atormentam a cabeça; como por exemplo: "José Sócrates mudará a situação de Portugal?", "Portugal vai conhecer outro rumo que não o da crise, o da pobreza, o do desemprego...?", "Orgulhar-se-ão os portugueses de terem elegido o PS para o novo governo?", "Será desta vez que uma maioria põe Portugal no caminho certo?"........
Enfim, tantas perguntas que veremos respondidas com o passar do tempo e com o desempenho do PS.
O povo votou, o povo elegeu, o povo sofrerá as consequências, sejam elas boas ou más!