Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

terça-feira, março 08, 2005

Mulheres em Portugal, na Europa e no mundo...

Visto que hoje, 8 de Março é o dia internacional da Mulher, porque não darmos uma "olhadela" ao peso das mulheres nas sociedades...

Na política:
O peso das mulheres nos Parlamentos de todo o Mundo é 15,7 por cento, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Na União Europeia, a média é de 23 por cento. Em Portugal – elas ocupam apenas 5,2 por cento dos lugares de presidência da câmara – as últimas legislativas resultaram na eleição de 47 deputadas. Apenas 12 dos 192 países do mundo têm mulheres como chefes de Estado.
Entre os mais pobres:
Dos 1,3 mil milhões de pobres no mundo 70 por cento são mulheres, diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na UE, e de acordo com o Eurostat, 16 por cento das mulheres tinham um rendimento abaixo do limiar de pobreza. Em Portugal, 20 por cento da população está abaixo desse limiar.
Na escola:
No Mundo, elas são 46 por cento das alunas do ensino primário. Em 2002, na Europa 79,5 por cento das mulheres tinham o 1ºciclo, contra 73,7 por cento dos homens. Em Portugal, 52 por cento das mulheres entre os 20 e os 24 anos acabaram o secundário, contrapondo aos 35,4 por cento dos homens.
Nas universidades:
58 por cento dos diplomados na UE são mulheres. Dados de 2001 do Eurostat colocam Portugal no topo da lista, em que elas representam 67 por cento dos diplomados.
No trabalho:
As mulheres constituem 40 por cento da força de trabalho do Mundo. Segundo o “European Labour Force Survey” do Eurostat, a taxa de emprego feminino entre os 15 e os 64 anos nos países da UE era, em 2003, de 55,1 por cento. Portugal estava no grupo dos países da UE com as taxas de emprego feminino mais altas: 61,4 por cento das portuguesas trabalhavam. Apesar dos números, as mulheres em cargos de poder são uma minoria. Nas 50 maiores companhias públicas da UE, elas representam apenas 3 por cento dos presidentes e 10 por cento dos membros dos corpos executivos. Em Portugal, as percentagens são das mais baixas: 4 e 5 por cento.
Entre as vítimas de violência:
A OMS estima que entre 10 e 69 por cento das mulheres no Mundo são sujeitas a violência. Na Europa, uma em cada cinco mulheres sofre de agressões no espaço doméstico que é a principal causa de morte e invalidez entre as mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro ou os acidentes de automóvel. Em Portugal, as estimativas apontam para cinco mulheres mortas por mês, devido a violência familiar.
Nas tarefas domésticas:
As portuguesas gastam 26 horas em trabalhos domésticos; eles não despendem mais de sete horas. Na Europa, gastam 23 horas, segundo uma análise feita a partir dos resultados do International Social Survey. No Mundo, o tempo gasto pelas mulheres é o dobro ou mais do que o que é empregue pelos homens.
Na hora de receber salário:
Em 2003, a remuneração horária média das mulheres era 15 por cento inferior à dos homens nos países da União Europeia. Em Portugal, a diferença da remuneração atinge os nove por cento. Para o Parlamento Europeu, estas diferença de remuneração resultam “necessariamente de mecanismos de subavaliação discriminatória, o que é inadmissível”. No Mundo, as mulheres ganham, em média, dois terços do que ganham os homens.
Na doença:
Cerca de 48 por cento dos adultos com HIV/sida no mundo são mulheres. Cerca de 60 por cento das novas transmissões acontecem no sexo feminino, sobretudo entre os 15 e os 24 anos. Na Europa existem entre 450 mil e 740 mil infectados, dos quais entre 110 mil e 190 mil serão mulheres. Em Portugal, estima-se que existam 22 mil adultos infectados, dos quais 4300 mulheres. O INE refere que 17 por cento dos casos de sida diagnosticados em 2002 foram mulheres.
No desemprego:
Em 2004 havia no mundo 75,1 milhões de mulheres desempregadas e 109,7 milhões de homens na mesma situação. De acordo com o Eurostat, a taxa média de desemprego nos países da UE era de 10 por cento entre as mulheres e de 7,9 por cento entre os homens. Em Portugal, atingia 7,7 por cento das mulheres e 6,3 por cento dos homens.

2 Comments:

Blogger Luiz Simões said...

Em minha opinião, hoje todos os Bloggistas deviam escrever um Post relativo a esta causa e á comemoração da data como marco Histórico, sensibilizando todos para esta Nobre Causa por forma a que os vindouros possam vicer mais seguros.

08/03/05, 14:44

 
Blogger Avó do Miau said...

Concordo com isso Luiz. Este blog é mesmo muito bom, continua o bom trabalho.

www.amar-ela.blogspot.com

07/02/06, 14:29

 

Enviar um comentário

<< Home