Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

quarta-feira, março 16, 2005

Hepatite C mata mais que sida...

Anualmente, morrem em Portugal cerca de 2200 pessoas com cirrose, das quais 30% devido a hepatite C; o cancro do fígado vitimou em 2002 quase trezentos portugueses, mais de metade dos quais devido à hepatite C. No total, serão 800 os mortos anuais causados pelo vírus HCV.
"Já houve tempo para se saber que isto é um problema gravíssimo de saúde pública, que mata mais gente que o HIV/sida", indigna-se o gastroenterologista Rui Marinho, do Hospital de Santa Maria, que defende a urgência de um plano para combater a hepatite C.
Não é preciso fazer comparações com a epidemia da sida para demonstrar a irracionalidade das autoridades de saúde em relação a esta matéria. "Há cerca de 40 planos contra doenças, que não afectam de perto nem de longe tanta gente. Veja o caso da doença das vacas loucas, que desencadeou uma série de medidas que expressão tem, face à hepatite C?"
Para Tato Marinho, a situação é tanto mais grave quanto a maioria dos infectados por hepatite C não suspeitam do facto de o estarem. Porque a doença é praticamente assintomática, mas sobretudo porque os poucos sintomas que tem não são identificados pelos médicos como sinais de perigo.
"Há muita falta de informação na própria classe médica em relação à existência desta infecção", reconhece Tato Marinho, que classifica a falha de "muito grave".
"As autoridades sanitárias têm ignorado a doença de tal modo que não existe qualquer levantamento do número de mortes associadas ao HCV, nem um aproveitamento de recursos já existentes que permitiriam fazer um diagnóstico mais aproximado da situação - é o caso dos CADS (centros de aconselhamento e detecção do HIV), que de norte a sul do país permitem análises gratuitas e anónimas do HIV. Poderiam fazê-lo para o HCV , que é aliás o que se passa nos países como o Brasil ou a França.
Neste Estado europeu, onde morrem 5000 pessoas por ano devido à hepatite C, a infecção tem o estatuto de doença crónica. O que, garante Michel Bonjour, presidente da SOS Hepatites França, significa que "a partir do momento em que a presença do vírus é confirmada, tudo é comparticipado por inteiro".

As vias de transmissão são as mesmas do HIV/sida. O HCV transmite-se através do sangue. A vacinação "em linha" e outras práticas médicas da era "pré-sida", como o uso de seringas de vidro, não descartáveis, terão sido causa de grande número de infecções. A transmissão por via sexual é considerada baixa, entre 4 a 10% dos casos.

2 Comments:

Blogger Mila said...

A hepatite mata mais que a SIDA sim mas pelo facto de os portadores, da hep. C por ex., serem quase 3 vezes mais.
Existem no mundo 170 MILHOES de pessoas portadores de hepatite C e 300 MILHOES de Hepatite B.
Neste momento 1 em cada 12 pessoas no MUndo tem hepatite B e/ou C!!!
Em POrtugal estima-se que seja 1 em cada 37!!

Só que Surfer vi pela sua resposta que está muito confuso...
a hepatite NAO SE TRANSMITE pelo suor ou pela saliva. Se tal acontecesse o MUNDO INTEIRO estaria infectado.

A Hepatite B transmite-se SOMENTE pelo contacto com o sangue infectado e pelo sexo não protegido. Tem vacina e NAO tem cura

A Hepatite C transmite SOMENTE pelo contacto com o sangue infectado. Embora possa acontecer é rara a transmissºao sexual. Terá que haver feridas qiue sangrem ao mesmo tempo e nos 2 sexos para que se de o contágio.
NAO tem vacina.
Resiste a 300º C
TEM CURA em 60% dos casos.
POde demorar MAIS DE 40 ANOS a dar sintomas.

Muitos dos portadores de hepatite C estão hoje infectados por
- terem sido operados ou transfusionados antes de 1992.
- terem sido combatentes do Ultramar
- Serem hemofilicos
- Serem transplantados.

Agora espero que tenha ficado um pouco mais ilucidado acerca dos meios de transmissão... pois se como diz "se vamos debater façamo-lo com seriedade" eu acrescento "e com conhecimento!"
Nada pior e mais destabilizador na vida que os comentarios feitos sem conhecimento.
Muitas vezes apartir daí cria-se o preconceito e a "esse" eu combato-o diariamente!!

Já agora Surfer... a SIDA não se transmite pelo suor ou pela saliva! Transmite-se pelo sangue e pelo sexo sem protecção!
(E eu questiono: Por ventura o surfer usa camisinha?)
E antes de se ser doente de SIDA é-se portador de HIV. POdendo fazer-se uma vida normalissima e sem contagiar!

Já agora e para rematar:
Hepatite B - C e HIV não se transmite pelos copos, pratos, talheres, ou por uma perto de mão ou abraço.
Podem sim transmitir-se pela partilha de giletes, corta unhas, tesouras das unhas, ou escovas de dentes.

Acabemos com o preconceito!!

Emilia Rodrigues
Presidente
Associação SOS Hepatites

04/06/08, 11:09

 
Blogger Monique Mendes said...

Olá Emilia!

Sem dúvida um comentário esclarecedor! Muito obrigada por partilhar connosco estes factos e nos tornar mais cultos!

Abraço

04/06/08, 11:16

 

Enviar um comentário

<< Home