Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

terça-feira, março 15, 2005

Sócrates, onde andas com a cabeça???!!!

A medida anunciada por José Sócrates de autorizar a venda de medicamentos sem receita médica em supermercados, continua a dividir os especialistas: médicos e farmacêuticos dividem-se sobre se todos os medicamentos de venda livre deverão continuar a sê-lo.
A pílula do dia seguinte é um dos medicamentos que se vendem sem receita médica e que poderá passar a ser adquirida nos supermercados. Apesar da maioria dos especialistas considerarem que a venda nas superfícies não traz riscos, alguns vêem na pílula do dia seguinte o exemplo paradigmático da necessidade de reavaliar e restringir o grupo de remédios que passarão a ser comericalizados fora das farmácias.
É necessário que a lista de medicamentos não sujeitos a receita médica seja "reavaliada, para verificar o que pode ou não ser incluído" nesta nova forma de venda, defende o presidente do colégio de especialidade de ginecologia e obstetrícia da Ordem dos Médicos, Luís Graça. Luís Graça explica que a contracepção oral de emergência apresenta "grande concentração de estrogéneos", que traz perigos para quem sofre de doença vascular; e, que "pode ter efeitos secundários graves". Esta deve ser "uma excepção".
Walter Oswald diz que "os medicamentos de venda livre não são todos iguais e que uns acarretam maiores riscos"; frisa ainda que "é inacreditável que possa ser vendida num supermercado."
Maria José Alves, coordenadora de consulta de mães adolescentes grávidas na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, diz que, independentemente do ponto de venda, o mais importante é explicar às mulheres que a pílula do dia seguinte não deve ser usada como contraceptivo regular.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetrícia, Carlos Santos Jorge, acredita que a venda da pílula do dia seguinte nos supermercados não alterará a situação actual. "As jovens já a consomem como contracepção regular, mesmo sendo vendida só em farmácias." Defende antes que a venda do medicamento seja acompanhada de uma explicação, por exemplo através de um folheto informativo.

A minha opinião pessoal: é uma estupidez a pílula do dia seguinte ser vendida em supermercados, porque se este método já é quase utilizado como "regular" não se deveria contribuir para que este facto aumente! Além do mais, como é sabido, este método anticontraceptivo provoca efeitos secundários que não são os melhores. E quanto a trazer um folheto informativo!? Sejamos realistas! Quem está preocupado com o risco de engravidar não vai propriamente pôr-se a ler folhetos!!!

6 Comments:

Blogger Alberto Miguel Teixeira said...

Cucu! Olá Monique!
Eu acredito que os medicamentos ao serem vendidos nas grandes superficies vai trazer beneficios á indústria farmacêutica. O problema vai ser mesmo o excesso de consumo de medicamentos. Se Portugal já antes desta medida era um grande consumidor de medicamentos, a partir de agora mais hipoteses tem de chegar ao produto. Acho que é este o único senão. Xau Monique ;) Fika bem e continua! Bjsss!

15/03/05, 13:53

 
Blogger Phillipe Vieira said...

Esta medida é de facto revolucionária! Finalmente, alguém decide atacar o grande poder farmacêutico neste país. Claro que deve haver contenção e é evidente que certos medicamentos não deveriam ser postos à venda em supermercados, mas por outro lado é ou não mais fácil e razoável poder comprar esses medicamentos numa grande superfície? O problema desta medida, é que aparenta ser a única verdadeiramente empolgante deste novo governo. Esta, e claro, recuar no sentido da descentralização ao chamar para a capital todas as secretarias de Estado deslocadas no tempo de Santana.

15/03/05, 14:08

 
Anonymous Anónimo said...

Boas monique!
Acho que esta medida traz vantagens desde que os medicamentos postos à venda sejam só aqueles que não necessitam de receita médica. Mas antes de tomar esta medida, acho importante que se faça com que as farmacias não vendam produtos que necessitam de receita médica, a qualquer um, tenha ou não receita.
Fica Bem!!
Bjsss!!!

15/03/05, 15:34

 
Anonymous Anónimo said...

espero que dentro de dois anos continue assim de peito feito. de facto é uma boa medida. Precisa de afinamentos. mas serà que isto veio para ficar?

surfer

15/03/05, 23:59

 
Blogger Monique Mendes said...

caro surfer, seria pedir-lhe muito que se identificasse?? espero que não
Cumprimentos!!

16/03/05, 13:47

 
Anonymous Anónimo said...

O engenheiro José Socrates está desde já a cair na maior ratoeira política q existe, ou seja, após a sua eleição procuras os favores do público dando mais liberdade aos portugueses.
No entanto,será fácil para todos nós, menos alguns, observar a estupidez desta medida. para além de sermos um país que consome uma quantidade absurda de medicamentos sofremos de problemas relativos a gravidez indesejada.
Vamos, com certeza, chegar ao ponto de ver pessoas com os carrinhos de compras cheios de medicamentos "esquecendo-se" de que a alimentação é um recurso primario para a nossa existência.
É caso para perguntar: "Onde vai parar Portugal?"

17/03/05, 11:16

 

Enviar um comentário

<< Home