Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

quarta-feira, março 16, 2005

Seca extrema!!!

A seca extrema instalou-se em 46% do território e já não há faixa de Portugal continental que possa classificar-se no grau de seca fraca e, a tendência é para que se agrave ainda mais.
As perspectivas para o próximo trimestre são carregadas, mas não de chuva. As esperanças de melhoria terão de transferir-se só lá para o Outono, com um Verão difícil.
Nos últimos 15 dias, 13% do território passou da situação de seca severa a seca extrema.
De acordo com a climatologista Fátima Santo, do Centro de Análise e Previsão do Tempo do IM, até sábado próximo não vai chover, as temperaturas aumentam e, depois de períodos de chuva de domingo a terça-feira deixa outra vez de registar-se precipitação.
O Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo continua a traçar como cenário o trimestre de Março a Maio com precipitação inferior ao normal. Nem num Abril chuvoso se poderá ter esperança. A acentuar os efeitos da falta de chuva, o cenário para as temperaturas é de valores superiores ao normal, o que será mais acentuado nas regiões do Sul, precisamente as mais afectadas pela escassez de água.
"Em seca extrema", sublinhou Fátima Santo, "os impactos tornam-se cada vez mais notados". As barragens descem as suas reservas já fracas, a qualidade das águas diminui, ainda mais com o aumento da temperatura a ajudar à eutrofização, os outros recursos hídricos ressentem-se e as culturas de Primavera já nem são feitas.
Certo é que, no passado fim de semana alguma precipitação caiu. Só chuviscos. Curiosamente, nas zonas mais atingidas pela seca, como o Baixo Alentejo e Algarve. Mas, mesmo o valor mais alto, de 16,4 milímetros, em S. Brás de Alportel, não chegou aos 43% da média para esta época.
Mesmo que daqui para a frente chovesse dentro da média, dificilmente a situação de seca se desagravaria, dado que, desde Janeiro, a região Noroeste e parte das regiões Centro e Sul se encontram em situação de seca extrema - o índice mais grave. A percentagem de água no solo encontra-se em valores muito reduzidos, que são muito inferiores à média para meados de Março.