Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, novembro 07, 2005

Adolescentes e alimentação - relação de risco

Nos próximos textos falarei dos problemas alimentares relacionados com os jovens do nosso tempo, nomeadamente a anorexia, o acto de comer compulsivamente e a bulimia.
Este post servirá de introdução seguindo-se outros com uma abordagem sucinta dos distúrbios alimentares referidos.
Espero que quem vem cá não passe indiferente a este tipo de texto. Além de ser um assunto delicado, toca a todos, pois certamente há muitos de entre vós que já teve ou, infelizmente, tem um amigo ou familiar afectado por este tipo de problemas!
De nada vale “tapar os olhos”, como muitos teimam fazer! Muito pelo contrário há que abri-los e tentar abri-los a quem sofre desse mal em silêncio... Os distúrbios alimentares causam morte!!

Há na nossa sociedade um ideal de beleza imposto: ser magro! Para lá chegar, há jovens que passam por qualquer meio para atingir esse fim.
Os distúrbios alimentares encontram-se maioritariamente no feminino –apenas 10% dos casos dizem respeito a rapazes.
O corpo magro não é questão de moda, embora encontremos esse tipo de corpo em todo o lado: anúncios, desfiles de moda, filmes..., como tal isso reflecte-se negativamente na cabeça das raparigas mais jovens, a quem a passagem pelo espelho/ balança devolve insatisfação, mesmo quando a imagem é de magreza absoluta!
O período adolescência-adulto é a altura das grandes transformações, físicas e emocionais. A insatisfação com o corpo leva a “dietas loucas”, sem pensar nas consequências, que acabam por deixar o organismo desequilibrado nutricionalmente.
As dietas (quando não regradas) levam sempre a um distúrbio alimentar, em que ou se come insuficientemente, ou em excesso ou compulsivamente.
Este é um problema sério, muito sério! Tão sério que os distúrbios alimentares são considerados doenças psiquiátricas, em que o objectivo da terapia consiste em diminuir os sintomas e evitar recaídas, passando a primeira etapa por recuperar o peso e regularizar os padrões alimentares, passando depois para a reestruturação cognitiva.
Os distúrbios alimentares são um mal das sociedades industrializadas, que levam muitas jovens à morte.
É necessário estarmos atentos aos comportamentos de pessoas que tenham sinais de alerta que indiciem que algo vai mal, tais como: emagrecimento rápido e sem causa aparente; redução da quantidade de alimentos ingeridos ou sua escolha com baixo teor calórico; desculpas para não comer ou para o fazer isoladamente; ingestão de grandes quantidades de comida de forma compulsiva; comportamentos compensatórios do ganho de peso (vómito); uso de laxantes/ diuréticos; prática excessiva de exercício físico; amenorreia (falta de menstruação) nas raparigas e perda de erecção nos rapazes; instabilidade emocional (agressividade, isolamento...), atitude crítica relativamente ao corpo e à imagem.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OLÁ!Obrigada! Tudo o que seja informação construtiva, ilucidativa, eu adoro saber,ler e se possível dar opinião, mas neste caso, só posso concordar com a sabedoria de quem escreveu o post. Beiji"nhinho"s.

07/11/05, 16:20

 
Blogger Monique Mendes said...

Este é um assunto que me perturba um pouco, ou talvez me perturba demasiado, talvez por isso tenha decidido escrever sobre ele... Duas das minhas melhores amigas são, uma delas, anoréctica e outra bulimica! Sinto-me impotente perante tal situação, porque de facto apenas um tratamento consegue ajudar pessoas com esse tipo de problema... Acho que toda a gente deve estar informada acerca destes problemas e estar atenta a determinados comportamentos, para que quando alguém descobrir não seja tarde demais!
Beijinho e bigada pela visita :)

07/11/05, 17:03

 
Anonymous Anónimo said...

essas "doenças" para serem ultrapassadas...é preciso mto esforço e mta força de vontade!
boa sorte para as tuas amigas ***

07/11/05, 22:37

 
Anonymous Anónimo said...

A boa alimentação é um assunto muito relevante nos dias que correm, e que apesar de não parecer ainda suscita grandes duvidas, sobretudo em raparigas tais como as citadas. Reconheço todo o teu mérito, em fazer circular tal tema neste teu "cantinho de discussão e argumentação". Todavia, e em meu simples entender, acho que deverias falar directamente com as pessoas referidas. Ass.Simão

07/11/05, 23:41

 
Blogger Monique Mendes said...

Sim "Simão" e pensas que não o fiz! Não imaginas sequer o que já fiz e procurei fazer para as ajudar...uma delas recuperou e no ano seguinte (este ano) voltou a cair no mesmo...continua anoréctica! Não é tão fácil como as pessoas pensam, eu penso que antes demais é preciso prevenir e os pais são o principal meio de prevenção, nestes casos! Como nunca é demais repetir: é necessário estar atento!

08/11/05, 10:56

 
Anonymous Anónimo said...

A menina tem um mestrado em psiquiatria juvenil, ou um doutoramento em sabichonismo? Mas ainda bem que passei cá! Precisava mesmo de informação sobre cancer juice noni tahitian!!

09/11/05, 10:44

 
Blogger pisconight said...

Força de vontade e de muita ajuda e de paciência da família e amigos..., digo eu.
;)

10/11/05, 10:13

 
Blogger CP said...

Pois eu acho que algumas destas doenças são mesmo uma questão de moda. Nos fins do século XIX ser magro nos homens era sinal pobreza e por isso as imagens que nos aparecem de gente rica é sempre representada por gordos de charuto.
A partir dos fins da idade média era moda as mulheres serem gordinhas pois só essas agradavam aos homens. Os pintores dessas épocas deixaram isso bem patente.
As vontades de comer em excesso são um refúgio para suprir outros problemas que as pessoas tenham.
Acho esta tua série de posts que agora vai começar excelente. Os posts temáticos são uma excelente fonte de aprendizagem e especialmente de resumo para nos fazer lembrar o quão determinados assuntos são importantes.

11/11/05, 11:25

 
Blogger Sérgio Martins said...

Ora aí está um assunto grave a ser discutido. Deste só sei mesmo comer... :)

11/11/05, 17:19

 
Anonymous Anónimo said...

"Pseudo-escritora", penso que a vigilancia destes casos deve ser feita pelos pais, mas em muitos dos casos, a culpa tem origem nos amigos. Tudo porque,por vezes, tecem comentarios que levam pessoas mais frágeis psicologicamente a adoptarem tal comportamento. Cada pessoa tem o seu valor quer seja bonita,feia, gorda ou magra. Não devemos escolher as nossas amizades pelo seu exterior.E esta hem!!! Ass.Simão

13/11/05, 22:50

 

Enviar um comentário

<< Home