Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, novembro 14, 2005

Anorexia - Um intenso medo de engordar

Esta semana o tema será a Anorexia; muitas raparigas enveredam por este caminho pensando que é o meio de serem felizes e de ter um corpo de sonho.
Deixam de comer e mesmo se estão cheias de fome, não comem. Para elas o sacríficio é o preço a pagar para chegar ao pódio, que se personifica num corpo que já não é magro mas esquelético.
Quem sofre de anorexia sente MEDO! Um medo intenso de engordar! As vítimas deste distúrbio alimentar são essencialmente do sexo feminino e vivem com uma imagem desfocada do seu corpo, para quem a mínima quantidade de comida constitui obsessão. Mal comem, perdem quilos e mais quilos, sem conseguir ver que estão magras, quando aliás já ultrapassaram o limite real da magreza.
Apesar dessa situação, quando se olham ao espelho, vêem-se gordas, mesmo se a balança indica um peso diminuto.
Vivem dominadas pelo medo de engordar e desenvolvem uma relação obsessiva com a comida –o pouco que comem é pesado ao grama, as calorias contadas à exaustão.
As vítimas de anorexia, sobretudo raparigas, entre a adolescência e a juventude possuem um contexto de vida que as impele a uma dieta cega. São jovens com baixa auto-estima, alguns traços obsessivos, falta de confiança do seu valor real mas, ao mesmo tempo, padrões elevados de exigência e responsabilidade. Vivem com a situação de não conseguirem gerir a sua vida e não atingir a perfeição, para o que se concentram no corpo, procurando o controlo que pensam ter-lhes escapado.
Atiram-se de cabeça numa luta contra os quilos (em que a maioria nem sequer existe) comendo cada vez menos. Perdem quilos e continuam a comer menos, o que lhes faz sentir fome mas não as desanima, dá-lhes sim mais força para continuar a emagrecer.
Os quilos perdidos, vistos como batalhas ganhas para ganhar uma guerra, são uma ameaça à saúde e à vida. Quando se perde 15 a 20% do peso normal, os danos começam a ser devastadores, pois pode não haver gordura corporal suficiente para manter os orgãos, como o coração, fígado e rins, saudáveis. O metabolismo desacelera, tornando a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a respiração mais lentos. A anemia é frequente e o cabelo pode cair. Nos casos mais severos, a anorexia conduz a um cenário de desnutrição e até à morte.
Porém, quando confrontadas com o emagrecimento excessivo, as jovens negam e recusam a receber ajuda, o que é letal para muitas delas. A anorexia causa também danos emocionais –a obsessão com o peso impede que se concentrem em qualquer outra coisa, abrindo caminho ao isolamento, potenciando sentimentos de culpa e depressão.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só tenho um comentário a fazer neste contexto tão temático é emendar "comem pesado à grama" para "comem pesado ao grama".
Bjs

14/11/05, 12:59

 
Blogger Monique Mendes said...

Desculpe o erro! Tenho de começar a fazer passar os meus textos pelas mãos do meu irmão!

14/11/05, 13:20

 
Anonymous Anónimo said...

Não é preciso pedires desculpa!
Isto quer dizer que estava atenta e interessada no texto, como sempre! E quando os erros se podem emendar facilmente é muito bom. Bjs

14/11/05, 16:34

 
Blogger CP said...

Não sei como se começa, mas sei que é muito difícil sair.
Meninas (e meninos)...

14/11/05, 18:58

 
Anonymous Anónimo said...

é um problema triste....mas tem outros piores...
mas nao sei pq têm medo de engordar..se nao querem engordar...façam exercicio...mas como...agora olhar-se ao espelho..ver um monte de ossos..isso é que nao acho bem :(
*

14/11/05, 22:11

 
Anonymous Anónimo said...

Eu estou aqui.

17/11/05, 17:40

 
Anonymous Anónimo said...

eu queria deixar aki o mkeu testemunho pk cai no pesadelo de fikar anorectica ... hj estou em recuperaçao mas tenho um medo horrivel de ser gorda e de engordar .... a anorexia e a bolimia deve ser das doenças mais transtorno nos faz passar . o tempo para a vida para ...... a unica coisa k nos interessa e a imagem k refelectimos perante um espelho e das calorias k ingerimos e das gramas k comemos eu kro alertar as pessoas para k nao façam dietas nao entrem neste inferno pois so kem passa ou ja passou por ele sabe o k e e as marcas k deix... muito bom o blog e obrigda por ajudarem outras pessoasa km esta doença...

26/11/07, 16:21

 
Blogger Monique Mendes said...

Obrigada eu, pelo teu testemunho!
Espero que a recuperação corra verdadeiramente bem...infelizmente somos marionetas num mundo onde o mais importante é a aparência. Acho que se formos 'vazios' de interior ser a pessoa mais bela do mundo não valerá de muito!
Abraço e força :)

26/11/07, 16:30

 
Blogger Lucas Leal said...

Eu sei que a anrexia é um problema grave, que pode levar à morte. Eu ja passei por isso: cheguei a pesar 38 kg, medindo 1,77m. Meu IMC chegou a 12, o que significa desnutrição.Quase morri! Mas hoje em dia estou me recuperando e ja estou com 47 kg.

17/02/08, 12:22

 
Blogger solange said...

OLÁ EU SOU A FERNANDA E SOFRO DESSA DOÊNÇA E ACHO QUE NÃO TEM CURA , PASSEI QUASE DOIS ANOS NO PSIQUIATRA E ACHEI QUE JÁ ESTIVESSE BOA , MAIS LÁ NO FUNDO SABIA QUE SE EU ENGORDASSE MAIS UM POUQUINHO IRIA VOLTAR A ESTACA ZERO E IRIA COMEÇAR TUDO DENOVO .
TOMEM MUITO CUIDADO QUEM TEM ANOREXIA NUNCA VAI SER MAGRA O BASTANTE PRA SIM MESMO(A)!!!
BJS OBRIGADA!

31/07/08, 14:51

 
Blogger Unknown said...

Gente quero deixar meu testemunho tánbem. Pesava 72 kilos entrei na academia me acabava gorda pq tinha pneuzinho e barriga . Acabei me enpougando e fiz dieta . Daí pra cá não parei mais emagresci auaze 30 kilos tenho um filho de 8 meses não engordei nada na gravides pelo contrário só emagresci . Sai da sala de parto com 39 kilos hoje estou com 43 . Sofro muito com anorexia tenho tanto medo de comida que não como nem arroz nem feijão nem pão . Tudo que como é calorias vazia . E quando olho no espelho me vejo com a barriga grande aí começo o disispero . Peço muito a Deus para me livrar desse pesadelo só quem passou e passa sabe oque é anorexia .

23/08/18, 01:02

 

Enviar um comentário

<< Home