Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

terça-feira, março 22, 2005

Setenta e oito jornalistas foram mortos em 2004!!

Setenta e oito jornalistas foram mortos em 2004, ou seja, 14 vezes mais do que no ano anterior, conclui um relatório publicado hoje em Viena pelo Instituto Internacional de Imprensa (IPI).
Segundo o relatório, o Iraque pós-guerra "tornou-se o local mais mortífero do mundo para a prática do jornalismo", tendo sido palco de 23 assassinatos no ano passado.
O documento classifica a Ásia como o continente "mais perigoso" para a prática do jornalismo, onde aos assassinatos se somam às condenações à morte e às perseguições de jornalistas. Só neste continente 27 profissionais foram mortos nos últimos doze meses.
As Filipinas surgem, logo atrás do Iraque, com o registo mais negro, somando doze mortos, mais sete do que em 2003. O IPI aponta o dedo às autoridades filipinas, bem como às do Bangladesh, México e Rússia, acusando-as de "incapacidade para investigar correctamente os assassinatos e condenar os assassinos". "Em muitos casos, os inquéritos à morte de jornalistas são comprometidos pela incompetência dos investigadores, o desejo de abafar o caso, a corrupção, a parcialidade da justiça, a inércia ou a indiferença", acusa Johann Fritz, director do instituto.
A maioria dos assassinatos não esclarecidos dizem respeito a casos em que os jornalistas investigavam casos de corrupção, crime organizado ou fraudes políticas.
O ano de 2004 surge assim como o segundo ano mais negro desde que o IPI começou a elaborar estatísticas, há oito anos, pertencendo o recorde a 1999, ano em que foram assassinados 86 jornalistas. O IPI denuncia "intimidações políticas e ameaças criminosas" em países como o Azerbaijão, Bielorrúsia, Birmânia, China, Cuba, Indonésia ou Paquistão.
Mas os países ocidentais também não são poupados, com o IPI a apontar o dedo aos governos dos EUA, Portugal, Bélgica, Holanda, Canadá e Itália por pressionarem os jornalistas a revelar as suas fontes.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nestes países da Asia os jornalistas são obviamente visto com uma praga que é necessária silenciar.
Os regimes políticos e didactoriais des tes países: didactura têm como base a a estupidez do povo.´
Os jornalistas são assim um entrave que é necessário silenciar.
Pior ainda esta prática até se verifica em certos países da Europa. Só podemos infelizmente lamentar e condenar este facto.
Penso que a informaçãocontinua e continuara a ser a arma mais poderosa do mundo.
Só me resta deixar um pensamento para todos os jornalistas que se sacrificam para que possamos saber o que se passa no mundo.

22/03/05, 21:57

 
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida que esta é uma profissão de risco, todos sabemos o que se passa em muitos dos paises citados neste documento e até já não surpreende. Portugal está também na lista negra e acreditem ou não, as formas de pressão surgem de todos os quadrantes politicos e não só, Também no nosso País jornalistas já fizeram cair ministros e promoveram outros. Costumo dizer que o que faz um bom jornalista não se aprende nas formações/cursos, superiores ou não, mas sim na integridade de cada um. Um bom jornalista relata sempre a verdade nem que isso o prejudique.
Se é verdade que Portugal está invadido de jornais, radio e tv sencionalistas, também há realidades desconhecidas do publico, já pensaram como será trabalhar como jornalista na Madeira? Imaginam o que foi trabalhar em Felgueiras nos meses que antecederam o eclodir o caso "saco azul"?

23/03/05, 01:14

 
Blogger Alberto Miguel Teixeira said...

Realmente ser jornalista é ser aventureiro! É uma profissão de alto risco, certo, mas daí até morrerem 78 jornalistas em 2004 é dose! Ora bem, não tenciono seguir jornalismo, mas era um sonho meu em sê-lo! Quem sabe não mudo de ideias e arrisco-me nesta verdadeira aventura? Boas férias Monique, boa Pascoa e muitas amendoas($) ;) Bjsssssss

23/03/05, 10:49

 

Enviar um comentário

<< Home