Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

quinta-feira, julho 07, 2005

Atentados em Londres

Faltavam onze minutos para as 09:00 quando seis explosões deflagraram no metro de Londres. Mais tarde terá ocorrido uma sétima explosão num autocarro.
O pânico instalou-se entre os milhares de pessoas que ao início da manhã se dirigiam para o trabalho, supostamente para mais um dia "normal".
As autoridades londrinas confirmam para já a existência de dois mortos e pelo menos 150 feridos muito graves, mas o número terá certamente tendência a aumentar.
A circulação no metro londrino foi de imediato suspensa, assim como a rede de transportes públicos da capital inglesa.
O facto das explosões terem acontecido de forma coordenada e de não ter existido um aviso prévio (como é usual nos atentados do IRA) levam especialistas e analistas a suspeitar da responsabilidade da al-Qaeda.
E, de facto um grupo ligado à Al-Qaeda reivindicou os atentados, indicando que os ataques foram uma retaliação contra o Reino Unido pelo seu envolvimento no Iraque e no Afeganistão.
Na mensagem foi feito um aviso a Itália e Dinamarca, para que retirem as suas tropas do Iraque e do Afeganistão.
Foram ataques bárbaros ao coração de Inglaterra que abalaram todo o Mundo. Os países mais poderosos e ricos certamente temem também ser alvo de ataques deste tipo.
A verdade é que os terroristas devem ser punidos mas a guerra só gera mais guerra. E, chegamos ao ponto de nem na nossa própria casa estar a salvo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na verdade Al-Qaeda tem uma mensagem bem clara para o G-8 e, em particular para Tony Blair e Georges Bush. A revolução Francesa como o 25 de Abril ou outros movimentos do género foram sempre chamados de actos terroristas e agora são reconhecidos como actos de liberdade. A acção é punível, bombas suicidas, mortes e terror são actos que devemos sempre condenar, mas o Iraque é dos iraquianos se querem liberdade têm que ser eles a conquista-la e não os americanos e os seus bem evidentes interesses económicos. Também não condeno Bush, se fosse americano tinha votado nele, afinal é o único que tem a força suficiente para tomar as decisões necessárias. Afinal quando atacaram os estados unidos ele mandou bonbardear o Afganistão no dia a seguir e a união europeia piou baixo.Acho que o grande problema vêm da vontade de certos países em ocupar os outros: a irlanda, o iraque e a propria escocia que organiza o g-8 são países que sofrem de ocupações americanas ou ingleses. Espero que os actos de hoje não sejam um dia chamados de actos de liberdade, mas o mais provavel é isso acontecer. Muito bom este teu artigo, bem escrito e completo.
jinhos

07/07/05, 18:04

 
Blogger CP said...

TERRORISTAS CABRÕES FILHOS DA PUTA.
(Desculpa, não me contive! Um blog tão lindo não merecia palavras tão sujas, mas há coisas que me tiram do sério)

07/07/05, 21:35

 
Blogger José Carlos Marques said...

Não percebo porquê tanta preocupação e tanta indignação contra os actos terroristas na Inglaterra (agora), em Espanha e nos Estados Unidos. Se o nosso país estivesse continuamente debaixo de ataque há mais de 30 anos, como estão os paises que suportam o fundamentalismo da Al Qaeda, vocês iam ficar parados, à espera que aquilo acabasse? Como disse o Soares, e muito bem, é nos países em guerra que a Al Qaeda recruta os seus seguidores. Porquê? Porque são pessoas desesperadas, que não têm outro meio para mostrarem a indignação ao mundo, por aquilo que acontece diáriamente nos seus países. Suponho que quando as coisas acontecem no nosso quintal a nossa atenção é maior. Mas temos que deixar de ser assim. Temos que abrir as portas, e espreitar o que se passa do outro lado.

10/07/05, 04:28

 

Enviar um comentário

<< Home