Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

segunda-feira, novembro 28, 2005

Bulimia - Comer e vomitar

A bulimia é o último tema desta série de posts sobre a alimentação. Depois voltará tudo ao normal até me lembrar de voltar a fazer algo de diferente...
O dia-a-dia de quem sofre de bulimia consiste em comer sem parar e muito, para depois se livrar da comida através do vómito.
Insatisfeitas com o corpo, envergonham-se deste comportamento compulsivo, que mantém no segredo do quarto ou da casa de banho, que se tornam num autêntico refúgio.
A bulimia é, à semelhança da anorexia, um fenómeno quase exclusivo das mulheres insatisfeitas com o seu corpo e desejosas de serem mais magras. Os corpos vítimas deste distúrbio não são especialmente gordos, podem ter alguns quilos acima do normal, mas também um peso inferior à estatura e à idade. Seja qual for o caso acham-se sempre demasiado gordas.
As bulímicas tal como as anorécticas apresentam uma auto-estima baixa, tendem a ser perfeccionistas mas pouco afirmativas e com dificuldades no relacionamento social, isolando-se.
A bulimia funciona, em alguns casos, como uma segunda etapa da anorexia, declarando-se durante ou após uma dieta. A jovem deixa de evitar os alimentos, mas não suporta a ideia de ter comido e, imediatamente, procura ver-se livre do que ingeriu. Daí provocar vómitos usar e abusar dos laxantes e diuréticos. Há uma grande angústia em todo este processo, angústia essa vivida em silêncio, em segredo e que acaba por envolver episódios de empanturramento e purga.
O corpo sofre as consequências deste distúrbio –as dores de estômago são frequentes, devido aos vómitos constantes; os dentes perdem o esmalte, em resultado da presença de ácidos gástricos; as glândulas salivares expandem-se, deixando o rosto com o aspecto inchado; os períodos menstruais cessam e o cabeço enfraquece.
Além de tudo isto, o vómito permanente induz um défice em potássio, levando a problemas cardíacos e podendo resultar na morte.

Assim, conclui-se que tanto este como os demais distúrbios alimentares existentes levam a um caminho de difícil retorno. Caminho este em que se perdem muitas jovens, e entre elas muitas jamais saem...
Viver com o que temos e somos não é mau de todo... afinal, “o essencial é invisível aos olhos”. Cada corpo é muito mais do que aquilo que se vê ao espelho ou os quilos que a balança denuncia! Perder uns quilos não faz mal a ninguém, é verdade, mas é preciso perdê-los com consciência e saudavelmente!

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OLÁ! Obrigada por estes posts, gostei muito de os ler, quando quiseres volta a outro tema por exemplo o "METABOLISMO" que me interessa muito, por o meu problema ter a ver com ele. BJS

28/11/05, 15:03

 
Blogger CP said...

"E Deus tirou-lhe uma costela e fez uma mulher, mas algo correu mal, e..."

Ups.

Eu gosto muito de mulheres. Mas há cada uma.

Beijinho.

29/11/05, 11:57

 
Anonymous Anónimo said...

Monique,
em primeiro lugar quero me desculpar contigo por n ter aparecido muito pelo teu blog nos últimos tempos. Contudo, qual não é o meu espanto, quando abro a tua página e vejo que dedicaste um post à bulimia. Tu, como poucas pessoas, tens experiencia suficiente para poder falar dos comportamentos de pessoas que vivem com essa doença. Quero também pedir-te desculpa por te fazer conviver com esta horrivel realidd.
o post está sinceramente muito bom porque focas os aspectos tecnicos e emocionais de uma forma muito precisa.
Não querendo abusar da sorte(!), dedico este teu post a mim em teu nome.
Obrigada por abordares no teu blog a minha doença alimentar.
Beijinhos muito grandes

*tu sabes quem eu sou

29/11/05, 12:26

 
Anonymous Anónimo said...

Monique, obrigado por este post. Acredito que seja muito difícil para os bulímicos ter esse problema e ainda bem que há pessoas bondosas como tu a fazer este verdadeiro serviço cívico

30/11/05, 16:55

 
Anonymous Anónimo said...

Texto muito útil ;) thanks***

04/12/05, 13:16

 
Blogger pisconight said...

O chamado post útil (pelo menos por mim...)!!
;)

06/12/05, 17:07

 
Anonymous Anónimo said...

Não me conheces,nem te conheço, mas sejas quem fores deves ser extraordinára, ainda bem que existem pessoas preocupadas em ajudar e prevenir as outras. Eu temo ser bulimica,ninguém sabe deste meu distúrbio,nem os meus amigos sabem. Tenho medo do que possa acontecer, medo e vergonha,muita vergonha...Como é que posso ser tao parva?Sofro em silencio como deves saber, se quiseres adiciona : tarantula891@hotmail.com
Obrigada, houvessem mais pessoas como tu :)

20/09/07, 21:56

 
Anonymous Anónimo said...

sim
mas como faz p sair desse calvario q eh a bulimia
naum aguento mais
=[

07/01/08, 21:38

 
Anonymous Anónimo said...

gostava de falar com alguem que vivesse isto... se alguem puder avise, venho ca e adicionamo-nos ao msn. Obrigadissima.
aguardando anciosamente,
ines

05/02/08, 13:57

 
Blogger Mia. said...

Eu vivo isto, todos os dias, e hoje vomitei sangue. Ninguem sabe, e ninguem pode saber!

03/05/10, 22:38

 
Blogger Nada além de mim said...

Este comentário foi removido pelo autor.

05/04/11, 00:56

 
Blogger Nada além de mim said...

Achei bem legal o que vc falo nesse texto, e o que estou passado agora eu tenho BUMILIA, mais sei que DEUS vai me ajudar com essa doença.

05/04/11, 00:57

 
Blogger barttttt said...

Olá, seu post é interessante. identifica o problema com muitos detalhes. Todavia, seria interessante colocar uma possível solução, indicar a procura de um médico, um psicólogo, indicar caminhos para pais, mães e familiares que vivem esta situação. acredito que para alguém que está passando por isso (o doente ou alguém próximo) o seu texto pode ser bastante desanmador e prejudicial.

17/02/12, 17:46

 
Blogger susy said...

eu na sei s e bolemia nao so sei k como e fiko cm medo de indegestao ai puxo o vomito e ai torno se monotomo sempre k como doi .................

11/03/12, 05:34

 
Blogger susy said...

eu fikei com mania sempre k como dai a umas horas fiko cm dor e vou puxar o vomito o pior e k mal como doi meu estomago xego accordar 4 horas da manha pa puxar o vomito e vomito comer ineiro me digam se axam k e algum

11/03/12, 05:35

 

Enviar um comentário

<< Home