Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

terça-feira, agosto 30, 2005

A esperada lista foi lançada...

Mais um ano lectivo se aproxima e mais uma vez a mesma situação se repete...
Este ano 40 mil professores ficam no desemprego. Os anos passam e estes vêem o destino a passar-lhes longe do alcance das suas mãos!
Pior!!, os anos passam e como espectadores que puxam atrás a fita de um filme vêem a mesma situação suceder-lhes uma e outra, e mais outra, e ainda outra e outra vez...
Todos os anos esperam que o nome apareça na “bendita” lista dos colocados e, se tal acontece, muitos dos “sortudos” preparam-se para em poucas horas meterem mãos à obra para arranjar nova casa, nova escola para os filhos e novo ânimo para enfrentar mais uma mudança, mais um desgaste e mais um ano, que no final acabará da forma de tantos outros, para verem a situação de novo se repetir... mais uma vez!
É duro ver a frustração e a desilusão estampada no rosto daqueles que amamos, porque mais uma vez não tem posto de trabalho; mas o que ainda custa mais é o facto de não poder fazer nada para ajudá-los...
(Falo por experiência própria, o meu irmão é professor há três anos e, em três anos não foi colocado. Sei que três anos não é nada quando comparado a pessoas que o são, por exemplo, a 16 anos e todos os anos pegam na “casa às costas” rumo a outra escola. Mas dói ver que uma pessoa jovem, com gosto pelo que faz e com desejo de trabalhar, não tem emprego).
O número de professores desempregados aumenta e assim também aumenta o montante gasto em subsídios de desemprego com os mesmos. Depois ainda há “certas” pessoas que aumentam a idade de reforma dos funcionários públicos. Os novos com força e vontade de trabalhar ficam de fora observando os velhos e já fartos ocuparem um posto que poderia ser deles.

6 Comments:

Blogger CP said...

Se calhar a idade da reforma devia ser conforme a profissão. Porque é que um professor "público" se reforma aos 60 e um professor "privado" se reforma aos 65. A questão é essa.
O drama dos professores está de acordo com as leis do mercado actuais (salvaguardando as comparações absurdas), ou seja, há professores a mais para a quantidade de alunos. A taxa de renovação de gerações que é de 2,2 filhos por casal está muito aquem em Portugal. Ser professor é hoje uma profissão de risco, sobretudo em algumas áreas. Hoje em dia há que ponderar muito bem quando se vai tirar um curso superior a via que se deve seguir. Se é certo que devemos o mais possível fazer aquilo de que gostamos, temos que pensar se o podemos fazer. Eu poderia gostar de ser contabilista, mas e a certeza de arranjar emprego quando terminar? E a quem me queixo?

E que tal virar o bico ao prego? E criar o próprio emprego? Que tal uma sala de estudo, um centro de explicações, um centro de formação...

Pelo menos há planos que se podem fazer e depois há que analisar bem a ideia comercialmente, e FORÇA.

30/08/05, 23:09

 
Anonymous Anónimo said...

Esse palhaco anda prái há tres anos sem fazer nenhum, e ainda por cima a receber subsídio dos meus impostos? Olha, quem é que lhes manda ir para cursos da universidade da Covilha? Que vá para as obras, que tem dois bracos, como qualquer ucraniano. Havia de ser eu a governar este país...

06/09/05, 11:17

 
Blogger Monique Mendes said...

Primeiro de tudo, respeito, ok?
Segundo o "palhaço" como lhe chama não esteve no desemprego... procurou algo para fazer, só para o caso que saiba e, de resto não tenho de lhe dar explicações!!!!!!!
Passe bem!

06/09/05, 19:08

 
Anonymous Anónimo said...

Por acaso foi perguntar se estavam a precisar de alguém para partir tijolo, ou para restaurar a auto-estrada Lisboa-Portalegre?

07/09/05, 08:44

 
Blogger Monique Mendes said...

Não não foi!!! Felizmente não precisa disso!
Mas se calhar, já que é tão inteligente, podia informar-me onde é que se lhe pode partir a boca, para ver se não fala sobre o que não lhe diz respeito!
E volto a repetir, não volte a este blog, caso eu saiba não foi convidado!

07/09/05, 10:56

 
Anonymous Anónimo said...

Pois, que nao precisa disso sei eu: andou a subsidio de desemprego 3 anos... Quanto a partir-me a boca, caso a menina queira marcar um duelo depois de amanha ao por-do-sol, proponho a seguinte direccao: Stodolní Ulice, Ostrava. Leve o seu segundo que eu levo o meu. Dou-lhe a honra de escolher a arma.

08/09/05, 10:13

 

Enviar um comentário

<< Home