Aqui está o meu blog. Espero que gostem, comentem e divulguem por aí!! Será essencialmente um blog que reflectirá os meus pensamentos e o modo como vejo o mundo! E não se esqueçam: aproveitem a vida!

sexta-feira, setembro 02, 2005

1 de Setembro de 2004

Faz nestes dias um ano que Beslan viveu um pesadelo!
Um ano depois os acontecimentos continuam bem presentes. A tomada da escola, no primeiro dia de aulas (1 de Setembro de 2004), por um comando tchetcheno que provocou o pânico em toda a Rússia e o ódio em todo o Mundo, que certamente condenou e continua a condenar factos deste tipo.
Crianças, pais e professores (ao tudo cerca de 1000 pessoas) foram feitos reféns numa escola que supostamente iria retomar as aulas num dia normal igual a tantos outros. No entanto, o dia foi tudo menos igual e muito menos normal como tantos outros! Não foi um, mas três dias de medo, pânico, sofrimento e agonia; quer por quem estava dentro quer fora da escola!
O governo russo, muito contestado e criticado, não cedeu aos terroristas nem às suas reivindicações. Três dias após o início do horror a polícia russa conseguiu libertar os reféns. No saldo final contaram-se 331 mortos, entre os quais 186 crianças.
Os familiares das vítimas decretaram dia 1, 2 e 3 de Setembro como dias de luto, onde afirmam não quererem ver os que foram os causadores da tragédia, isto é, o governo Russo, com grande relevo para o Presidente Putin.
Uma resignação dorida habita as vítimas e aqueles que viveram de perto o horror, que vivido há um ano está certamente bem presente na memória do povo russo e, talvez, não abandone estas pessoas até ao fim das suas vidas.
A dor rasga o coração com uma faca que corta uma fruta, dilacera e deixa marcas profundas. A saudade é um ferrão de abelha que faz a alma inchar e, para quem nunca mais irá ver o filho, a mãe ou um ente querido é intensamente doloroso...A esperança nunca morre e como tal resta acreditar que um dia episódios como estes não mais se repitam e, que o primeiro dia de aulas seja apenas mais um dia de aulas; normal e igual a tantos outros!

10 Comments:

Blogger CP said...

Que o primeiro dia de aulas seja o início de um ano lectivo maravilhoso. Novas oportunidades se abrem, novas pessoas se conhecem, crescemos e amadurecemos e temos já em vista o último dia de aulas onde esperamos sentir que cumprimos a missão com distinção.
Quanto ao post, é como dizes, "Esperemos..."

02/09/05, 15:42

 
Blogger Al said...

ainda não consigo fazer a escolha entre o que é melhor esquecer e aquilo que deve ser lembrado.
Boas aulas e bom ano lectivo a todos, cá e por lá também.

03/09/05, 01:46

 
Blogger Monique Mendes said...

Ai Pedrito, tu é que és de braga e eu é que tenho de saber ;) bincadeira!
Bem, pelo que tem no site da UM começam dia 19, mas nessa semana deve ser só praxe para os caloiritos... mas enfim, não se perde nada por aparecer!
Abraço**

03/09/05, 15:59

 
Blogger Cristiana said...

Muitas vezes entristeço por pensar na parte negativa do regresso às aulas. É com textos como o teu que deviamos parar para pensar. Lamentamos a nossa vida inútil, e estamos a esquecernos do quanto somos egoístas. Quem dera a essas vítimas ter tido a oportunidade de regressar de novo às aulas, com tudo o que de menos bom somos obrigados a confrontar-nos...

04/09/05, 18:35

 
Anonymous Anónimo said...

Pois, a culpa foi do governo. A tua solucao seria retirar imediatamente (nao em tres dias, mas em meia hora, para ser mais depressa...) milhares de tropas da Tchetchnia e abandonar o povo a uma cambada de fundamentalistas. Dos Talibans já ninguém se lembra, pois nao?

06/09/05, 11:12

 
Blogger Andre_Ferreira said...

Os talibans? Sr. Pataphisico! O último filme da série Rambo o herói combatia lado a lado com uns heróis: os talibans que lutavam contra as forças de ocupação soviéticas! A C.I.A. treinou estes senhores e viu-se o resultado. Os tchetchenos estão a ser alvos de uma limpeza étnica, mesmo ao nosso lado, infelizmente ninguém se indigna com isso, é mais fácil chamar-lhes apenas fundamentalistas(que hoje em dia quer dizer aproximadamente: os que ainda não são iguais a nós!).
Não quero com isto desculpar o atentado(um dos actos mais hediondos dos últimos anos). Creio que temos que aprender a conhecer as outras culturas e não condená-las à partida sem as conhecermos, essa condenação é o fundamentalismo!

06/09/05, 11:56

 
Blogger Monique Mendes said...

O Sr. Pataphisico deve estar confundido ou leu mal! eu disse algo contra três dias?? eu apenas disse que foram três dias de angústia e dor!!! Contra o governo não estou eu, mas as mães das crianças e o povo russo!
Pelo seu discurso deve pertencer à fatia dos políticos e, para ser franca, se é para dizer o que diz que vem ao meu blog, dispenso a sua visita!
Cumprimentos

06/09/05, 19:16

 
Anonymous Anónimo said...

Foda-se, eu pensava que os fachos eram burros, mas voces bloquistas sensiveis, pseudo-poetas do cu... Retirar em 5 minutos, uma semana ou um ano, para mim é a mesma merda. E o Sr. André, tenho tres coisas a dizer-lhe: a primeira é uma pergunta, tem tanta a certeza de que há um genocidio por parte dos russos, é porque foi lá passar umas férias? Nunca ninguém me insultou tanto na vida como voce ao chamar-me político (os facho estiveram lá perto ao chamar-me bloquista, esquerdista e intelectual). Terceiro, o meu camarada já foi mais insultado que isso, em http://blogantiblog.blogs.sapo.pt, posta de 26/9/2004

07/09/05, 08:42

 
Blogger Monique Mendes said...

Foda-se uma ova! O Sr. vai é por os pezinhos bem longe do meu blog, se é que nao se importa!!!!

07/09/05, 10:52

 
Anonymous Anónimo said...

Desculpa aí, nao sabia que nao se podia dizer palavras feias. Agora fui censurado, como nos tempos do Sr. Salazar, aquele instrumento de cozinha tao útil.

08/09/05, 10:08

 

Enviar um comentário

<< Home